Projetos de Pesquisa

Macro Projetos por Linha de Pesquisa

Linha 1 : Formação de Professores e Políticas de Educação em Ciências, Saúde e Tecnologias;

a) A CONTRIBUIÇÃO DAS TICs NA PROMOÇÃO DA DISCUSSÃO E DA AÇÃO SÓCIO POLÍTICA EM CONTEXTO ESCOLAR

Quando refletimos sobre educação científica, comumente surge a interrogação sobre qual seria a sua finalidade no contexto atual. Partindo da premissa de que a educação em Ciências deve contribuir para uma adequada compreensão do que é a Natureza da Ciência e oportunizar a vivência cidadã desde a mais tenra idade, está sendo proposto o presente projeto de pesquisa. O objetivo é investigar em periódicos da área de Ensino (Área 46 da CAPES) o que indicam as pesquisas sobre o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), nomeadamente, os recursos da Web 2.0, na promoção da discussão e da ação sociopolítica sobre questões sociocientíficas (QSC) e socioambientais (QSA) controversas em contexto escolar com o intuito de visar, sobretudo, ao desenvolvimento do cidadão nas suas diferentes dimensões (conhecimento, capacidades e atitudes) tendo em vista uma participação ativa e fundamentada na sociedade e na resolução de seus problemas.

b) PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE

O presente projeto trata de processos de ensino e aprendizagem de docentes e futuros professores, em relação ao uso de novas práticas educacionais. Tem por objetivo preparar professores qualificados, capacitados e aptos para inserir e utilizar, de forma crítica, as novas tecnologias, na sua prática educativa em sala de aula. Inicialmente, nos municípios de abrangência do projeto, serão coletadas informações referentes à formação recebida e a práticas educativas de professores da rede pública estadual e ainda graduandos e docentes da instituição de ensino superior, no tocante as novas tecnologias. Com base na análise das informações supracitadas serão elaboradas oficinas pilotos que contemplem as necessidades levantadas com o objetivo de incorporar inovações nas propostas metodológicas de utilização das novas tecnologias e transportar para a prática educativa do docente e futuro licenciado. As metodologias propostas e testadas serão validadas por meio de objetos de aprendizagens que visam proporcionar a melhora da aprendizagem para alunos da educação básica e futuros licenciados.

Linha 2: TIC´S E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS, SAÚDE E TECNOLOGIAS.

a) A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

De acordo com uma perspectiva construtivista da aprendizagem o presente projeto busca ser amplo verificando as várias possibilidades de construção de conhecimentos através da utilização dos recursos das novas tecnologias, sugerindo também reflexões acerca das tecnologias de informação como meio dinamizador da aprendizagem em espaço formais e não formais de ensino. Também através de subprojetos subsequentes, buscaremos verificar o impacto do uso das TDIC's no processo de aprendizagem em cada área de investigação do Programa de Pós-graduação em Ensino Cientifico e Tecnológico (PPGEnCT), Ciências, Saúde e Tecnologias (Incluindo Ensino de Engenharia), verificando os fatores complicadores e estimuladores para o uso das TDIC´s e quais ferramentas das TDIC's poderão ser mais facilmente utilizadas para o processo de dinamização do aprendizado. Buscaremos também estimular a produção de material didático com a utilização das TDIC´s.

b) DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Projeto com uma abordagem qualitativa, fundamentado na integração das tecnologias de informação e comunicação à prática pedagógica e os novos paradigmas educacionais na Educação em Saúde. Parte dessa investigação, inclui pesquisas de natureza exploratória e descritiva, para possibilitar o desenvolvimento de objetos de ensino.

c) PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE.

O presente projeto trata de processos de ensino e aprendizagem de docentes e futuros professores, em relação ao uso de novas práticas educacionais. Tem por objetivo preparar professores qualificados, capacitados e aptos para inserir e utilizar, de forma crítica, as novas tecnologias, na sua prática educativa em sala de aula. Inicialmente, nos municípios de abrangência do projeto, serão coletadas informações referentes à formação recebida e a práticas educativas de professores da rede pública estadual e ainda graduandos e docentes da instituição de ensino superior, no tocante as novas tecnologias. Com base na análise das informações supracitadas serão elaboradas oficinas pilotos que contemplem as necessidades levantadas com o objetivo de incorporar inovações nas propostas metodológicas de utilização das novas tecnologias e transportar para a prática educativa do docente e futuro licenciado. As metodologias propostas e testadas serão validadas por meio de objetos de aprendizagens que visam proporcionar a melhora da aprendizagem para alunos da educação básica e futuros licenciados.