Histórico

     O Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico, aprovado em 2008,iniciou as atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2009. É um programa do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI. Traz consigo a missão dessa instituição educativa de formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva, na busca contínua da valorização e solidariedade humanas;

      A origem histórica do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico(PPGEnCT) é anterior à criação da universidade, quando existia, em Santo Ângelo, a FUNDAMES (Fundação Missioneira de Ensino Superior) e que foi incorporada à URI. Na década de 1970, foi ofertado um curso de Ciências na instituição de Santo Ângelo, como extensão da Universidade Federal de Santa Maria. O primeiro curso próprio na área ocorreu na década de 1980, sendo a licenciatura em Matemática com habilitação em Matemática e Física e, posteriormente, criação dos outros cursos (Ciências Biológicas, Química e Ciências da Computação). Cabe destacar que o curso de licenciatura em Pedagogia é contemporâneo ao curso de Ciências. Nessa época já germinava o pensamento de instituir um Programa de Pós-Graduação no intuito de potencializar a formação nas diferentes áreas do conhecimento científico. Em 1993, inicia-se o primeiro curso Lato sensu em Matemática em Santo Ângelo e, em 1995, o curso de especialização em Matemática no campus de Erechim, com ênfase em Educação Matemática. Em 1999, tem–se a edição do curso de especialização em Matemática no campus de Santiago, também com ênfase em Educação Matemática. Também, em 1999,ocorre a primeira edição da especialização em Informática na Educação no campus de Santo Ângelo.

      Na década de 1990, na área de Ciências Biológicas, foi criado o curso de PG Lato sensu com ênfases em: Interpretação Ambiental, Ecologia Terrestre, Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia Ambiental e Educação Ambiental. Posteriormente, nos anos de 2001 e 2005, o campus de Santo Ângelo oferece o curso de especialização em Matemática e Física e, em 2007, o curso de Ensino de Ciências e Matemática.

      Por meio de parceria com a CAPES/FAPERGS foram editados também dois Programas Pró-Ciências, bem como inúmeros Cursos de Formação Continuada de Professores em parceira com as Coordenadorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação. A trajetória percorrida na área de formação de professores e, a necessidade de elevar os atuais níveis de qualificação, bem como motivar o desenvolvimento de pesquisa para constante aprimoramento científico e didático no campo do ensino e aprendizagem conduziram as nossas ações para a criação de um Mestrado na área de Ensino. Assim, em 2007, com a conclusão dos doutoramentos de professores preocupados em consolidar um espaço formal de reflexão e produção de conhecimento da área de ensino, foi submetida a proposta de criação do curso, o qual culminou com sua aprovação em 2008. Assim, a primeira turma iniciou suas atividades acadêmicas em 2009. Dessa forma, considerando que a URI é uma universidade comunitária, voltada para o desenvolvimento regional, para o qual, cada vez mais, um conjunto de profissionais bem qualificados está sendo solicitado, tanto pelos sistemas oficiais ou comunitários e/ou particulares de ensino, a criação desse curso veio contribuir para preencher uma lacuna que existia na formação de professores na região.

      Inserido neste propósito da URI, de promover o desenvolvimento regional, o Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico – PPGEnCT da URI – Campus de Santo Ângelo/RS, foi concebido para contribuir com o desenvolvimento regional e estadual, tendo como foco prioritário a educação científica e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência, tecnologia e sociedade, tomando os processos de ensino-aprendizagem como seu campo de inserção. Foi criado pela Resolução nº1159/CUN/2008, do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. O Curso é Reconhecido pela CAPES/MEC – Portaria nº 1077/2012.

      O PPGEnCT iniciou suas atividades em 2009. O ingresso discente é anual por meio de critérios estabelecidos em edital. O processo de seleção é realizado no mês de novembro, com início das aulas em março do ano seguinte. O número de vagas anuais para alunos regulares é determinado de acordo com a disponibilidade de orientação por docente, respeitando-se as determinações da área de Ensino da CAPES, de tal forma que a avaliação qualitativa do Programa de Pós-Graduação não seja comprometida. Desde que foi criado, o programa formou mais de 80 mestres em Ensino Científico e Tecnológico e que estão atuando em escolas de educação básica das redes pública e privada, em universidades e institutos federais ou privados. Há, também, egressos atuando em outras instituições com espaços de educação não formal como hospitais, consultórios e laboratórios. Muitos de nossos mestres já concluíram ou estão em fase de conclusão do doutorado.