O Programa Profissional e o Acadêmico

Qual a diferenças entre Programas Profissionais e Acadêmicos?

Os "Mestrados ou Doutorados Profissionais" são uma modalidade de pós-graduação stricto sensu que se distingue pela ênfase em estudos e técnicas voltados diretamente ao desenvolvimento de uma qualificação profissional de alto nível. Essa ênfase representa a principal diferença em relação aos programas acadêmicos, sendo que ambos conferem idêntico grau e prerrogativas, inclusive no que tange ao exercício da docência. Como todo programa de pós-graduação stricto sensu, a validade nacional do diploma está condicionada ao reconhecimento prévio do curso, conforme disposto no Parecer CNE/CES 0079/2002.

Os programas Profissionais surgiram como uma resposta a uma necessidade socialmente identificada de capacitação profissional que difere da oferecida pelos programas acadêmicos, sem, contudo, se opor à oferta e expansão desta modalidade de ensino. Não se constituem, portanto, como alternativas menos ou mais exigentes, mas sim como formas diferenciadas de formação que atende as especificidades do mercado de trabalho e da sociedade.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a entidade responsável pela regulação e avaliação dos programas profissionais no Brasil. A regulamentação que visa fomentar essa modalidade de ensino foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 23 de junho de 2009, através da Portaria Normativa n.º 7, de 22 de junho de 2009, com o intuito de oficializar e normatizar a oferta.

Neste sentido, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGEnCT) se destaca como um programa profissional de excelência na formação de professores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e para o aprimoramento da qualificação docente. O PPGEnCT, ao enfatizar a aplicação prática e o desenvolvimento profissional, alinha-se às diretrizes dos Programas Profissionais da Área de Ensino, promovendo a integração entre teoria e prática e fortalecendo a formação de educadores capazes de atuar com competência e inovação no ensino de ciências, saúde e tecnologias. O programa é reconhecido pela CAPES e na ultima quadrienal foi avaliado com conceito 5.