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O Programa Profissional e o Acadêmico
Qual a diferenças entre Programas Profissionais e Acadêmicos?
Os "Mestrados ou Doutorados Profissionais" são uma modalidade de
pós-graduação stricto sensu que se distingue pela ênfase em estudos e técnicas
voltados diretamente ao desenvolvimento de uma qualificação profissional de
alto nível. Essa ênfase representa a principal diferença em relação aos programas acadêmicos, sendo que ambos conferem idêntico grau e prerrogativas, inclusive no
que tange ao exercício da docência. Como todo programa de pós-graduação stricto
sensu, a validade nacional do diploma está condicionada ao reconhecimento
prévio do curso, conforme disposto no Parecer CNE/CES 0079/2002.
Os programas Profissionais surgiram como uma resposta a uma necessidade
socialmente identificada de capacitação profissional que difere da oferecida
pelos programas acadêmicos, sem, contudo, se opor à oferta e expansão desta
modalidade de ensino. Não se constituem, portanto, como alternativas menos ou
mais exigentes, mas sim como formas diferenciadas de formação que atende as especificidades do mercado de trabalho e da sociedade.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a
entidade responsável pela regulação e avaliação dos programas profissionais no
Brasil. A regulamentação que visa fomentar essa modalidade de ensino foi
publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 23 de junho de 2009, através da
Portaria Normativa n.º 7, de 22 de junho de 2009, com o intuito de oficializar
e normatizar a oferta.
Neste
sentido, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Tecnologia (PPGEnCT) se destaca como um programa profissional de excelência na
formação de professores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento
de práticas pedagógicas inovadoras e para o aprimoramento da qualificação
docente. O PPGEnCT, ao enfatizar a aplicação prática e o desenvolvimento
profissional, alinha-se às diretrizes dos Programas Profissionais da Área de Ensino,
promovendo a integração entre teoria e prática e fortalecendo a formação de
educadores capazes de atuar com competência e inovação no ensino de ciências,
saúde e tecnologias. O programa é reconhecido pela CAPES e na ultima quadrienal foi
avaliado com conceito 5.